terça-feira, 18 de junho de 2013

Construção de um relógio solar

No plano de aula que publicamos em nosso blog também sugerimos a construção de um RELÓGIO SOLAR que sempre faz sucesso com os alunos, principalmente de 6º ano. Portanto seguem logo abaixo alguns links com dicas para a construção de relógios solares. Vocês também encontram várias sugestões em forma de vídeo no Youtube. Realmente funciona e vale a pena! Então, mãos a obra!!!

http://jmoliveira.netne.net/Relogio_de_sol/construir_relogios_de_sol.htm

http://jmoliveira.netne.net/Relogio_de_sol/construir_relogios_de_sol.htm

http://sundial.damia.net/vertical/relogiodesol.html

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=rip&cod=_construindoumrelogiodesol_1

História dos relógios

Olá pessoal,

Como nosso plano de aula trata de uma atividade envolvendo grandezas e medidas, sugerimos como estratégia o uso de narrativas históricas sobre o surgimento dos primeiros relógios e a evolução que eles veem passando até os dias de hoje. Como já vimos, o uso das narrativas auxilia na introdução do conteúdo para os alunos, além de despertar o interesse dos mesmos com relação a matéria. Sendo assim, estamos disponibilizando abaixo um link de um site onde há um cromograma bem completo sobre a "História dos relógios".
Esperamos que seja útil!
Até a próxima.

http://pcdsh01.on.br/histrelog1.htm

domingo, 16 de junho de 2013

Plano de aula

Essa atividade foi proposta no módulo 3 do Curso Melhor Gestão, Melhor Ensino - Formação de Professores de Matemática, e teve como objetivo a interação entre os cursistas do grupo para elaboração do Plano de Aula, o qual resulta de um processo de formação que propõe atividades com objetivos bem determinados no processo das Narrativas Matemáticas.


PLANO DE AULA

TEMA ABORDADO:
  • Grandezas e medidas.
Ano/série:
  • 5ª Série/ 6º Ano.
OBJEITVOS:
  • Saber expressar de modo significativo a leitura e interpretação para Identificar e transformar unidades de medida;
  • Estabelecer relações entre unidades de medidas de tempo na resolução de situações problemas que envolvam leitura e interpretação;
  • Utilizar medidas de tempo em conversões meses/dias, meses/semanas, meses/ano e horas/minutos, minutos/segundos.
CONTEÚDO:
  • Realização de operações, medida de tempo.
  • Leitura, interpretação e transformação de unidades de medida e tempo.
BLOCOS TEMÁTICOS:
  • Grandezas de medidas e números.
JUSTIFICATIVA:
  • As unidades de medida fazem parte do nosso cotidiano e a compreensão e transformação das medidas são necessárias, pois, são as mais usadas.
  • Resolver problemas significativos no cotidiano.
HABILIDADES:
  • H11 – efetuar cálculos com adição, subtração, multiplicação e divisão com negativos;
  • H22 – realizar medidas usando padrões e unidades não-convencionais ou de outros sistemas de medida dados;
  • H25 – efetuar cálculos que envolvam medidas de ângulos.
GRUPO DE COMPRETENCIAS:
  • GI; GII; GIII.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
  • Uso das narrativas (história dos relógios, necessidade de marcar as horas, etc.)
  • Confecção de cartazes fazendo um paralelo da evolução dos relógios;
  • Conversão das unidades de tempo;
  • Uso das quatro operações fundamentais;
  • Construção de um relógio analógico (cartolina);
  • Construção de um relógio solar;
  • Resolução de atividades e exercícios.
RECURSOS MATERIAIS E TECNOLÓGICOS
  • Relógios digitais, analógicos e relógio solar;
  • Lousa, giz;
  • Jogos online; Jogos didáticos;
  • Caderno do Professor e do Aluno;
  • Livros didáticos e paradidáticos, que contenham Narrativas Matemáticas envolvendo Grandezas e medidas;
  • Material multimídia para apresentação de filmes (DVD, data show, computador, notebook); papéis diversos (quadriculado, cartão, cartolina, sulfite).
AVALIAÇÃO:
  • Provas com questões objetivas e/ou dissertativas;
  • Trabalhos em grupo;
  • Auto-avaliação;
  • Participação efetiva nas atividades desenvolvidas diariamente.
RECUPERAÇÃO:
  • Retomada das atividades diversificada;
  • Retomada das habilidades não contempladas, após, análise dos resultados da Avaliação da Aprendizagem em Processo para que ocorra uma aprendizagem eficaz.






terça-feira, 4 de junho de 2013

Depoimento Leitura e Escrita

Na realidade, meu interesse pela leitura, foi por intermédio de uma tia, que gosta muito de ele, e na minha adolescência, começamos a trocar e comentar livros. Isso foi me envolvendo, dia á dia. Hoje graças a ela gosto muito de ler, fazendo o mesmo com minha filha, que desde pequena já é envolvida pela leitura. Um livro que gostei muito de ler foi O guardião de memórias, que li atualmente.

ELOÍSA NOGUEIRA BRUNELLI

Desafios Matemáticos

Quantas páginas tem o livro?

Se eu leio 5 páginas por dia de um livro, eu termino de ler 16 dias antes do que se eu estivesse lendo 3 páginas por dia. Quantas páginas tem o livro?

O ouro do viajante

Um viajante precisava pagar sua estadia de uma semana (7 dias) em um hotel, sendo que só possuía uma barra de ouro para pagar.
O dono do hotel fez um desafio ao viajante para que ele aceitasse o pagamento em ouro. A proposta foi a seguinte:
"Aceito o pagamento em ouro. Porém, você terá que pagar uma diária de cada vez, e só poderá cortar a barra duas vezes".
Como o viajante deverá cortar a barra para fazer o pagamento?


Fonte: Blog Matematiquês

Matemática no nosso dia-a-dia

Quem ai gosta de mel? Como vocês sabem, ao coletarem o néctar das flores, as abelhas o transformam em mel, que é armazenado no interior da colmeia a fim de manter um suprimento de alimento para elas. Mas, algum de vocês já teve curiosidade de ver como é uma colmeia? Não? Pois saibam que as abelhas constroem os favos de uma colmeia na forma de hexágonos regulares. Impressionante, não?

Os hexágonos são polígonos com seis lados iguais e que apresentam ângulos externos iguais a 60º. Dessa forma, a cada dois hexágonos consecutivos, as abelhas conseguem aproveitar duas parede para fazer um novo favo. Ou seja, elas têm um aproveitamento de dois terços. E isso significa economia de material, de tempo e de energia das abelhas.

Mas, por que elas escolheram logo os hexágonos, se com triângulos e quadrados as abelhas também poderiam aproveitar as paredes dos favos?

A resposta é simples: comparando com os três polígonos regulares, o hexágono é aquele que permite que as abelhas tenham maior área interna (para guardar o mel) usando o mesmo perímetro. Assim, elas conseguem guardar mais mel em um mesmo espaço dentro da colmeia do que se usassem triângulos ou quadrados.

E,  mais impressionante do que a inteligência desses pequenos animais, é o fato deles conseguirem construir tudo isso sem usar régua ou compasso!!!


Esse é mais um exemplo de como a natureza é sabia e pensa em todos os detalhes!!!
Agora é com vocês: Aonde mais vocês podem encontrar hexágonos? Ai vai uma dica: comecem procurando em um objeto redondo que faz sucesso nas aulas de Educação Física.
Espero que tenham gostado e até a próxima!!!

O mundo encantado da Leitura x O misterioso mundo da Matemática

Sempre fui fascinada por leitura. Tive incentivo de minha mãe (que também é professora) desde pequena. Ela lia histórias todos os dias antes de dormir para mim até que um dia fui eu quem começou a ler! Claro que ainda gaguejando, mais foi ai que dei meu primeiro passo e, hoje, sempre que posso, tenho um livro comigo. Para mim, a leitura nos leva a um mundo encantado de histórias e personagens. É como se os livros tivessem o poder do nos desligar da realidade e nos levar a mundos distantes ou ainda para dentro de nós mesmos. Sei que a maioria dos professores de matemática não gosta muito de ler... Talvez seja por isso que minha formação seja Biologia! Mas, mesmo assim, não sou menos fascinada pelos mistérios e enigmas da Matemática. E com o curso do Melhor Gestão, Melhor Ensino, descobri um jeito de juntar essas duas coisas que tanto me encantam: a Matemática e a Leitura. Com o uso de narrativas dentro das aulas de matemática consegui chamar a atenção dos alunos e eles começaram a entender melhor o porquê daquelas fórmulas e cálculos tão complicados a primeira vista. Contar fatos históricos sobre a vida e as descobertas de grandes nomes da matemática (e por que não de personagens de outras áreas) e sobre suas descobertas desperta o interesse dos alunos e aproxima a matemática da realidade, afastando aquele fantasma que tanto os assusta. Além disso, outra opção é inventar histórias e situações do dia-a-dia para criar situações-problema ou para ajudar os alunos a memorizar fórmulas e/ou resolver exercícios. Tenho certeza que essa mistura vai dar o que falar e, de quebra, ainda podemos despertar o interesse dos alunos pela leitura. Quem lê escreve melhor, se comunica melhor e abre um leque de possibilidades na busca pelo conhecimento.

Fernanda Ticianelli de Oliveira Doná

sábado, 1 de junho de 2013

Depoimentos de leitura e escrita.

Olá! Confesso que ler não é muito minha praia, mas se encontrar um livro que me desperte o gosto pela leitura, vou até o fim. Igual Danuza Leão, jornalista e escritora, leio qualquer coisa que chegue às minhas mãos, de bula de remédio a dicionário. Recordo-me que na minha infância tinha a leitura muito incentivada pelos meus pais, tinha as coleções de histórias da Walt Disney, Gibis diversos, ficava viajando nas histórias encantadas; na adolescência eu também li muitas revista teens e dentre os livro que me recordo, “A Moreninha”; “Capitães da Areia”; “O Cortiço”; “O menino do pijama listrado”; entre outros. Hoje leio mais sobre matemática e conteúdos voltados para sala de aula. Saudades da minha infância!

Jessika Bernardinelli de Oliveira 

 
Então vamos começar?!

Vamos conhecer o perfil de cada Professor desse grupo.

Elisangela dos Santos Ferreira: (cursista)

Eloisa Nogueira Brunelli: Sou de Lins, estou na rede pública há 13 anos. Já participei de outros cursos online, gostei muito, estou contente de participar deste e fazer novas amizades. Sou professora de matemática EE"21 de Abril", estou fazendo cursos online para o meu aperfeiçoamento, e melhorar a qualidade das minha aulas, estou adorando me comunicar com os colegas e trocar conhecimentos.

Fernanda Ticianelli de Oliveira:Sou formada em  Biologia, trabalho como professora em escola particular e também na rede pública. Este ano estou com aulas de matemática como carga suplementar e resolvi fazer o curso a fim de me aprefeiçoar mais na área.

Flávia Rubia T. da Cunha:  Sou professora a 18 anos, casada e tenho um filho. 

Jessika Bernardinelli de Oliveira:  Olá! Meu nome é Jessika, tenho 25 anos, sou da cidade de Promissão. Professora de Matemática na rede estadual de São Paulo a 6 anos. Formada pelo Unisalesiano e também Pós Graduada em Gestão Escolar; cursando Pedagogia pela Uninove. Atualmente leciono na E.E. "Antonio Francisco dos Santos Junior" em Guaiçara. Espero que o curso acrescente muito na minha carreira profissional e na minha vida pessoal. Espero ter muitas trocas de experiências com todos vocês! 

José Grolla Bertoni: (cursista)

 

BOAS VINDAS!

Inicialmente sejam todos bem-vindos a esse espaço que será destinado a socialização das atividades do curso "Melhor Gestão, Melhor Ensino - Formação de Professores de Matemática (1ª edição)", além de boas práticas em sala de aula.

 

"Você não pode provar uma definição. O que você pode fazer é mostrar que ela faz sentido." (Albert Einstein)

 

 

Baseado no curso "Melhor Gestão, Melhor Ensino - Formação de Professores de Matemática - 1ª edição 2013 - Turma 404" e com intuito de motivar as aulas de matemática foi criado o presente blog.

 

Nossa tutora é a Maria Fabiana -  DER Lins.

 

Fazem parte deste blog os professores do Grupo 3:

 

ELISANGELA DOS SANTOS FERREIRA

ELOISA NOGUEIRA BRUNELLI

FERNANDA TICIANELLI DE OLIVEIRA

FLAVIA RUBIA T DA CUNHA

JESSIKA BERNARDINELLI DE OLIVEIRA

JOSE GROLLA BERTONI