terça-feira, 4 de junho de 2013

Matemática no nosso dia-a-dia

Quem ai gosta de mel? Como vocês sabem, ao coletarem o néctar das flores, as abelhas o transformam em mel, que é armazenado no interior da colmeia a fim de manter um suprimento de alimento para elas. Mas, algum de vocês já teve curiosidade de ver como é uma colmeia? Não? Pois saibam que as abelhas constroem os favos de uma colmeia na forma de hexágonos regulares. Impressionante, não?

Os hexágonos são polígonos com seis lados iguais e que apresentam ângulos externos iguais a 60º. Dessa forma, a cada dois hexágonos consecutivos, as abelhas conseguem aproveitar duas parede para fazer um novo favo. Ou seja, elas têm um aproveitamento de dois terços. E isso significa economia de material, de tempo e de energia das abelhas.

Mas, por que elas escolheram logo os hexágonos, se com triângulos e quadrados as abelhas também poderiam aproveitar as paredes dos favos?

A resposta é simples: comparando com os três polígonos regulares, o hexágono é aquele que permite que as abelhas tenham maior área interna (para guardar o mel) usando o mesmo perímetro. Assim, elas conseguem guardar mais mel em um mesmo espaço dentro da colmeia do que se usassem triângulos ou quadrados.

E,  mais impressionante do que a inteligência desses pequenos animais, é o fato deles conseguirem construir tudo isso sem usar régua ou compasso!!!


Esse é mais um exemplo de como a natureza é sabia e pensa em todos os detalhes!!!
Agora é com vocês: Aonde mais vocês podem encontrar hexágonos? Ai vai uma dica: comecem procurando em um objeto redondo que faz sucesso nas aulas de Educação Física.
Espero que tenham gostado e até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário