terça-feira, 4 de junho de 2013

O mundo encantado da Leitura x O misterioso mundo da Matemática

Sempre fui fascinada por leitura. Tive incentivo de minha mãe (que também é professora) desde pequena. Ela lia histórias todos os dias antes de dormir para mim até que um dia fui eu quem começou a ler! Claro que ainda gaguejando, mais foi ai que dei meu primeiro passo e, hoje, sempre que posso, tenho um livro comigo. Para mim, a leitura nos leva a um mundo encantado de histórias e personagens. É como se os livros tivessem o poder do nos desligar da realidade e nos levar a mundos distantes ou ainda para dentro de nós mesmos. Sei que a maioria dos professores de matemática não gosta muito de ler... Talvez seja por isso que minha formação seja Biologia! Mas, mesmo assim, não sou menos fascinada pelos mistérios e enigmas da Matemática. E com o curso do Melhor Gestão, Melhor Ensino, descobri um jeito de juntar essas duas coisas que tanto me encantam: a Matemática e a Leitura. Com o uso de narrativas dentro das aulas de matemática consegui chamar a atenção dos alunos e eles começaram a entender melhor o porquê daquelas fórmulas e cálculos tão complicados a primeira vista. Contar fatos históricos sobre a vida e as descobertas de grandes nomes da matemática (e por que não de personagens de outras áreas) e sobre suas descobertas desperta o interesse dos alunos e aproxima a matemática da realidade, afastando aquele fantasma que tanto os assusta. Além disso, outra opção é inventar histórias e situações do dia-a-dia para criar situações-problema ou para ajudar os alunos a memorizar fórmulas e/ou resolver exercícios. Tenho certeza que essa mistura vai dar o que falar e, de quebra, ainda podemos despertar o interesse dos alunos pela leitura. Quem lê escreve melhor, se comunica melhor e abre um leque de possibilidades na busca pelo conhecimento.

Fernanda Ticianelli de Oliveira Doná

Nenhum comentário:

Postar um comentário