domingo, 16 de junho de 2013

Plano de aula

Essa atividade foi proposta no módulo 3 do Curso Melhor Gestão, Melhor Ensino - Formação de Professores de Matemática, e teve como objetivo a interação entre os cursistas do grupo para elaboração do Plano de Aula, o qual resulta de um processo de formação que propõe atividades com objetivos bem determinados no processo das Narrativas Matemáticas.


PLANO DE AULA

TEMA ABORDADO:
  • Grandezas e medidas.
Ano/série:
  • 5ª Série/ 6º Ano.
OBJEITVOS:
  • Saber expressar de modo significativo a leitura e interpretação para Identificar e transformar unidades de medida;
  • Estabelecer relações entre unidades de medidas de tempo na resolução de situações problemas que envolvam leitura e interpretação;
  • Utilizar medidas de tempo em conversões meses/dias, meses/semanas, meses/ano e horas/minutos, minutos/segundos.
CONTEÚDO:
  • Realização de operações, medida de tempo.
  • Leitura, interpretação e transformação de unidades de medida e tempo.
BLOCOS TEMÁTICOS:
  • Grandezas de medidas e números.
JUSTIFICATIVA:
  • As unidades de medida fazem parte do nosso cotidiano e a compreensão e transformação das medidas são necessárias, pois, são as mais usadas.
  • Resolver problemas significativos no cotidiano.
HABILIDADES:
  • H11 – efetuar cálculos com adição, subtração, multiplicação e divisão com negativos;
  • H22 – realizar medidas usando padrões e unidades não-convencionais ou de outros sistemas de medida dados;
  • H25 – efetuar cálculos que envolvam medidas de ângulos.
GRUPO DE COMPRETENCIAS:
  • GI; GII; GIII.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
  • Uso das narrativas (história dos relógios, necessidade de marcar as horas, etc.)
  • Confecção de cartazes fazendo um paralelo da evolução dos relógios;
  • Conversão das unidades de tempo;
  • Uso das quatro operações fundamentais;
  • Construção de um relógio analógico (cartolina);
  • Construção de um relógio solar;
  • Resolução de atividades e exercícios.
RECURSOS MATERIAIS E TECNOLÓGICOS
  • Relógios digitais, analógicos e relógio solar;
  • Lousa, giz;
  • Jogos online; Jogos didáticos;
  • Caderno do Professor e do Aluno;
  • Livros didáticos e paradidáticos, que contenham Narrativas Matemáticas envolvendo Grandezas e medidas;
  • Material multimídia para apresentação de filmes (DVD, data show, computador, notebook); papéis diversos (quadriculado, cartão, cartolina, sulfite).
AVALIAÇÃO:
  • Provas com questões objetivas e/ou dissertativas;
  • Trabalhos em grupo;
  • Auto-avaliação;
  • Participação efetiva nas atividades desenvolvidas diariamente.
RECUPERAÇÃO:
  • Retomada das atividades diversificada;
  • Retomada das habilidades não contempladas, após, análise dos resultados da Avaliação da Aprendizagem em Processo para que ocorra uma aprendizagem eficaz.






Nenhum comentário:

Postar um comentário